Como a reciclagem pode contribuir para um mundo melhor

A reciclagem do plástico é superimportante para a preservação do meio ambiente e a redução do desperdício. Além de ser um dos resíduos sólidos com maior potencial de reciclagem, pode ser reciclado diversas vezes e dar origem a novos produtos. Então vem conhecer as formas de reciclagem e os tipos de produtos que podem ser desenvolvidos a partir dela.

1-capa-artigo-reciclagem

Antes da reciclagem

A reciclagem do plástico começa já nas nossas casas. Após o almoço em família ou o jantar com os amigos, eles devem ser separados dos outros resíduos para que sejam descartados de forma correta em associações de catadores ou recolhidos pela coleta seletiva de sua cidade. Após a coleta, é feita a triagem desses resíduos, onde os copos são limpos e separados pelo tipo de plástico utilizado em sua produção, ficando assim, prontos para a reciclagem.

refeição_entre_amigos

Tipos de Reciclagem

Mecânica

A reciclagem mecânica é a mais comum, e seu objetivo é transformar os plásticos, tanto as sobras industriais como os recuperados de coleta seletiva, em grânulos que irão ser usados na produção de novos materiais.

Química

Este tipo de reciclagem é mais complexo, pois reprocessa o plástico para transformar ele em substâncias químicas que são usadas como matéria prima para o desenvolvimento de novos produtos com alta qualidade. Em comparação com a reciclagem mecânica, a química não é tão exigente com a triagem e é mais flexível em relação à composição. Porém, é um processo mais caro que precisa de grandes quantidades de plástico para ser viável.

Energética

Neste tipo de reciclagem, o plástico é transformado em energia térmica e elétrica e o poder calorífico que ele armazena é aproveitado durante o processo de incineração, fazendo que ele seja utilizado como combustível. É um dos processos mais importantes de reciclagem, pois além de cuidar do meio ambiente, gera novas formas de energia e soluciona o problema de armazenamento de lixo em grandes cidades.

Novos produtos

Muitos produtos são desenvolvidos depois da reciclagem, como seringas, copo descartável, embalagens para alimentos, brinquedos, peças para avião e construção civil, garrafas, películas, entre muitos, muitos outros produtos.

produção_plástico

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), o setor de transformados plásticos gerou entre 2014 e 2015, 396.234 empregos, teve 11.559 empresas com um faturamento de R$62,2 bilhões e uma produção de 6,59 milhões de toneladas. A construção civil, a indústria alimentícia e automobilística são os setores que mais consomem transformados plásticos. Mas setores como farmacêutico, têxtil, químico, entre outros, também são consumidores.

A falta de informação sobre os processos de reciclagem é um dos principais problemas para o descarte correto. Por isso é tão importe compreender como o sistema funciona, já que a informação é primordial nesses casos. É em casa que começa o processo de reciclagem, então agora que você já sabe como funciona, colabore com a coleta seletiva e as cooperativas da sua cidade para fazer um mundo melhor. ❤️