Os reflexos do consumismo no mundo

Já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e para onde vão quando nos desfazemos delas? De quem é a culpa de tudo que está acontecendo no planeta? Da escassez dos recursos?

Vamos começar esse artigo com alguns questionamentos importantes, depois você vai entender os motivos. :)

  • Provavelmente você tem um celular, certo?
  • Há quanto tempo você têm esse aparelho?
  • Pretende trocar em quanto tempo?
  • Quanto tempo ele mantem o brilho nos seus olhos e impede de pensar em trocar por um mais moderno?
  • Quando ele parar de funcionar, você sabe o destino e consequências desse descarte?

Falamos só do seu celular, mas você vai ficar chocado quando descobrir o quão escravo da indústria nós somos.

Todo produto tem um ciclo:

  • A extração do recurso da natureza
  • A produção na indústria
  • A distribuição comercial
  • O consumo
  • O descarte

3

Seria perfeito se a terra não estivesse em crise, mas ela está! E a noticia ruim é que vai continuar enquanto este for o sistema, pois não se pode gerar um planeta finito com um sistema linear como esse. Normalmente culparemos a indústria. Mas quem além de nós, patrocina a indústria?

Cortamos as árvores, arrebentamos as montanhas, consumimos toda a água e matamos os animais. Não são “eles”, é tudo “Nós”.  A única forma de não entrarmos em colapso (em muito pouco tempo), é desacelerarmos o consumo drasticamente, comprar menos, consumir menos.

2

“Se o consumo não é diretamente associado à felicidade, por que estamos consumindo com tamanha voracidade, a ponto de colocar a vida humana em risco?”

As pessoas associam felicidade e bem-estar a posse de bens e a indústria em parceria com as mídias, manipulam e “treinam” as pessoas para pensarem assim. Veja bem…

Porque você acha que um sapato de salto fino em um ano é moda e no outro o destaque já é o salto plataforma? Ou porque em um verão a moda são estampas étnicas e no outro a tendência já é a estampa animalprint?

Vamos além. Quem você conhece que tem o mesmo celular a mais de 2 anos? Talvez venha uma ou duas pessoas na cabeça, mas os celulares (e todos os outros produtos existentes no mundo, de qualquer segmento) são projetados para que sua tecnologia se tornem obsoleta em menos de 6 meses, criando no consumidor a necessidade de trocar o produto por um mais moderno, afim de manter-se atualizado e com suas necessidades (a maioria delas criadas a partir de necessidade nenhuma) supridas.

Quando compramos um computador logo em seguida esse computador já estará desatualizado. Nota-se que a tecnologia muda tão rápido que torna-se quase um impedimento para a comunicação. O que muda é apenas uma peça durante o ano todo, porém essa peça não se encaixa no antigo formato do computador, então precisamos comprar um novo. A questão é: Tecnologia muda rapidamente e com isso muita coisa vai para o lixo, tornando os descartáveis ainda maiores;

Veja alguns dados interessantes:

  • Nos Estados Unidos restam menos de 4% de floresta viva;
  • 40% dos cursos de água estão impróprios para banho;
  • Nas últimas três décadas, foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta;
  • Desapareceram 80% das florestas originais do mundo;
  • Na Amazônia perde-se duas mil arvores por minutos, o que equivale a um campo de futebol por minuto;
  • O Estados Unidos tem 5% da população do planeta, mas usam 30% dos recursos do mundo;
  • Se todos consumissem iguais os Estados Unidos, iriamos precisar de 5 planetas;

1113 - Meio ambiente

O grande problema da questão não é que estarmos utilizando os demasiados recursos, pois os recursos do planeta são mais que suficientes para TODOS os seres humanos do planeta (inclusive para aqueles que não têm nem água para beber). O problema está na distribuição destes recursos, estarmos utilizando mais do que a nossa real necessidade.

Não podemos nos permitir sermos manipulados de forma tão grotesca. A publicidade está nos cercando a todo o momento e nos influenciam como ninguém. Estamos trabalhando mais do que nunca, nos enchendo de coisas, stress, doenças… Temos mais bens materiais e menos tempo para sermos felizes.

Só reciclagem ajuda a reduzir o lixo em grande quantidade; (mas só reciclar não é o suficiente). A raiz do problema não é essa. Precisamos colocar a mão na consciência, parar de usar e jogar fora, comprar menos, consumir menos. Faça por você e por quem você ama. <3