Comidas típicas brasileiras

A culinária brasileira é conhecida no mundo por sua diversidade, sabor e peculiaridade. Não é para menos, nosso país possui muitas culturas devido a imigração, e a junção dessas culturas acabou enriquecendo nossa culinária, tornando-a incrivelmente única e até exótica na visão de alguns turistas.

Cada pedacinho do país tem sua culinária e tradição. Por isso existe tanta diversificação, do pão de queijo mineiro ao acarajé baiano, à maniçoba paraense ao churrasco gaúcho.

Com tantos pratos deliciosos, nós não poderíamos deixar de trazer para você a história e receita de cada cantinho brasileiro. Confira aqui alguns pratos que dão água na boca e desfrute o Brasil através do seu sabor literal! 😉

capa

  • Norte

Os pratos típicos da região norte, possuem uma forte influência indígena e trazem pratos à base de peixe e carnes de caça. É uma culinária rica, cheia de sabor e história.

Maniçoba: Conhecido como a feijoada paraense, ele pode levar mais de uma semana para ficar pronta. A demora é causada principalmente pelo cozimento da folha da maniva (a planta da mandioca), que precisa ser cozida por diversos dias para que ela perca o ácido cianídrico presente nas folhas. A maniva é utilizada no lugar do feijão. Ao caldo, acrescenta-se charque, toucinho, pé e costelas de porco – ingredientes típicos de feijoada. Esse prato é servido com arroz branco, farinha de mandioca e molho de tucupi com pimenta-de-cheiro.

Pato no tucupi: Como o Maniçoba, também fica cozinhando pôr dias. Neste caso o tucupi é um caldo extraído da “macaxeira-brava” (mandioca), por ser uma espécie venenosa, o líquido da mandioca precisa ser bem cozido, para eliminar o veneno. Os pedaços de pato são cozidos junto com o caldo e depois de prontos são servidos com arroz, farinha de mandioca e folha de jambu.

Tacacá: Outro prato muito conhecido no norte do Brasil, o Tacacá também é composto por tucupi, que ainda vai goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco. Esse prato também tem origem indígena.

norte

  • Nordeste

Os pratos típicos do Nordeste brasileiro são mais apimentados com temperos fortes, que dão um sabor típico a comida do Nordeste.

Acarajé: Conhecido no Brasil e fora dele, é um prato que não pode ser deixado de lado quando o destino é a Bahia. O acarajé é um bolinho feito com feijão moído, frito em azeite de dendê e é recheado com vatapá, camarão seco e vinagre.

Buchada: É prato típico do sertão nordestino. Ele é preparado com miúdos de rins, fígado e vísceras branca de bode e tripas temperadas. São servidas dentro de bolsas feitas com o próprio estômago do animal.

nordeste

  • Centro-Oeste

Assim como as comidas do Norte, as receitas do Centro-Oeste do país também possuem fortes influencias indígenas.

Empadão Goiano: O próprio nome já diz, essa comida é típica de Goiás. Em formato de torta, o empadão tem ingredientes como lombo de porco, linguiça, queijo, frango, palmito e ovo cozido.

Caldo de piranha: O caldo de piranha vem do Mato Grosso, por lá faz sucesso e é definitivamente uma comida típica do estado. É feito com carne de peixe e misturado com pimenta, pimentão, coentro picado e sal, suco de limão, cebolinha verde e folhas de louro.

centro oeste

  • Sudeste

A região sudeste do país é considerada uma das mais populosas do país, e com isso a culinária não ficaria para traz com sua diversidade. Nesta região, os colonizadores vieram de todos os lugares do mundo, cada povo trazendo um pouquinho de sua cultura, deixando o sudeste cheio de variedades.

Pão de queijo: Famoso no país inteiro, o pão de queijo vem de Minas Gerais. Sua história ainda é incerta, porém o que se acredita é que a receita tenha surgido nas fazendas mineiras entre os séculos XVIII e XVIX. Os ingredientes são polvilho doce, sal, leite, ovos e claro o queijo.

Feijoada: Conhecida internacionalmente essa comida marcou a culinária brasileira. Uma mistura de feijão preto, carne de porco, farinha, legumes, bacon, linguiça pura, ervas e couve. O que muito se ouve dizer é de que a feijoada foi criada pelos escravos, no entanto, alguns historiadores alegam que essa comida já existia em outros lugares no mundo, mas o que podemos afirmar é que a feijoada foi se modificando com o tempo, e atualmente ela tem um gostinho todo brasileiro.sudeste

  • Sul

Assim como em todo o país, no Sul existe uma grande diversidade de comida e sabores, tudo isso graças à chegada dos europeus, a presença dos índios, escravos e povos de outras culturas.

Churrasco: Assim como o acarajé, o pão de queijo, a feijoada, o churrasco também é conhecido nacionalmente. A origem dele é incerta, sabe-se que em meados do século XVII havia muito gado na região do Rio Grande do Sul e com isso os tropeiros se alimentavam da carne bovina.

Sopa de Capeletti: No frio do Sul, a sopa de capeletti ganha muito espaço. Trazida pelos imigrantes italianos ao Sul do Brasil, seus ingredientes principais são a massa dobrada e recheada, com salsinha verde e batata.

sul

 

Agora que você já conhece um pouquinho da culinária brasileira, é hora de nos contar qual a comida típica da sua cidade e qual a sua favorita. 😀

 

Fontes:

https://goo.gl/xEru1U

https://goo.gl/JnuoVb

https://goo.gl/Lf4WIl

https://goo.gl/WjpumG

https://goo.gl/6LIVks

https://goo.gl/EQa7JL

https://goo.gl/yAhbQZ