As sementinhas mais poderosas para a nossa saúde

A gente sabe que você sempre está na correria do cotidiano. Mas ei, não esquece que a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar, viu?!

Não custa tirar um tempinho do seu dia pra preparar receitinhas deliciosas com sementes poderosíssimas para a nossa saúde, ou mesmo carregá-las na bolsa quando sair de casa!

Não sabe quais são essas sementes? A gente te mostra! Anota tudinho aí. 😀

Artigo sementes

Chia

Já vamos começar falando de coisa boa: essa semente emagrece e reduz gordura, mandando a fome embora e controlando a glicemia e colesterol!

Essa sementinha poderosa é fonte de vitamina B e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, zinco, cobre e magnésio.

Dá uma olhadinha nos outros benefícios que ela possui! :O

  • É ótima para problemas cardíacos. Possui 400% da nossa necessidade diária de ômega 3, evitando doenças no coração e diminuindo a pressão arterial;
  • Ela cuida dos nossos ossos também! Você sabia que a chia possui mais cálcio que o próprio leite e mais ferro que o espinafre? Isso evita problemas como a osteoporose e é uma boa opção na dieta de intolerantes à lactose;
  • Além de todos esses benefícios a chia melhora a imunidade, combate o envelhecimento precoce, alivia câimbras e é um relaxante natural e é essencial para a memória.

Agora anota aí como consumir chia: inclua o grão nas suas receitinhas! É muito fácil… você pode acrescentar em pães, bolos, iogurtes, saladas, massas… e recomenda-se 1 colher de sopa por dia de chia, beleza? Você vai se sentir muito melhor com essa quantidade!

Linhaça

Sementinha que é tudo de bom. <3

A linhaça tem o poder de controlar a diabetes, colesterol e contribui para a saúde cardiovascular. Tudo isso porque possui “gorduras do bem”, conhecidas como a monoinsaturadas e as poli-insaturadas (ômegas 3 e 6) e muita fibra, ajudando na redução da absorção do açúcar no intestino.

Espia só mais alguns benefícios dessa semente que amamos:

  • Possui vitamina E que combate o envelhecimento, deixando a sua pele ainda mais bonita;
  • É rica em fibras, então pra quem quer amenizar a vontade de comer o tempo inteiro, ela é ideal. Diminui a sensação de fome e ainda ajuda a regularizar o intestino, servindo como uma aliada ao combate à obesidade;
  • Para quem está de dieta, aproveite: a linhaça é uma alternativa de cereal sem glúten.

Uma dica: você pode comer todo dia no seu almoço! Se você não gostar do gosto, pode consumir a linhaça triturada ou em farinha, misturando com a sua comida. Se preferir o óleo, é só acrescentar na bebida!

Mas tá tudo certo se você quiser comer em outra hora do dia, como no café da manhã, ok? A linhaça pode ser acrescentada às vitaminas, sopas, mingau de aveia, iogurte, frutas ou até mesmo no preparo de pães e bolos! 😉

Recomendamos 10g dessa semente por dia! :)

Aveia

Esse cereal todo mundo conhece também, né? Por ser rico em fibras, regula o intestino e pode ser encontrado na forma de farinha, flocos ou farelo. J

Confere só os benefícios da famosa! 😉

  • Por ser um alimento rico em silício e proteínas, melhora o aspecto da nossa pele, renovando os tecidos. Todo mundo quer uma pele mais saudável, né?
  • Olha que maravilha: a aveia pode ser uma aliada no combate à tristeza e até mesmo da depressão! :O tudo isso porque ela possui triptofano, responsável pelo controle do nosso humor;
  • Por ser rica em potássio, evita a retenção de líquidos e previne doenças crônicas. A aveia também age no controle da glicose e colesterol!

Como as outras sementes, a aveia é super fácil de ser consumida. Podemos adicioná-la em sucos, shakes e vitaminas. Ou se você preferir, nos seus próprios alimentos como bolos, pães, biscoitos, bolinhos e até na farofa!

30g por dia é o ideal para consumir os benefícios da semente! 😉

Artigo sementes - 02

Semente de girassol

Essa semente nós também amamos e é facilmente encontrada com casca, sem casca, crua ou torrada. E o melhor: seu custo é bem baixo, seu sabor é delicado, possui propriedades riquíssimas e é totalmente versátil nos preparos culinários.

Só coisa boa, né? Mas tem mais:

  • Possui muita vitamina E, um poderoso antioxidante, agilizando o combate ao envelhecimento precoce e minimizando os sintomas da menopausa;
  • São ricas em selênio, um mineral fundamental para uma boa saúde que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma ação preventiva a nível cancerígeno;
  • São também capazes de reduzir as chances de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, graças à sua concentração de magnésio. :O

A semente de girassol é um alimento que é muito prático de inserir na sua alimentação, pois apenas uma colher de sopa por dia já é suficiente para que todos os seus benefícios sejam sentidos pelo corpo.

Ou seja, vamos consumir AGORA! 😀

Quinoa

Essa você já deve ter ouvido falar também porque é a queridinha dos nutricionistas e especialistas em saúde, por conta de seu alto valor nutricional e funcional. E pode ficar tranquilo, a quinoa está livre de gorduras saturadas e colesterol!

Já sabemos que ela é cheia de nutrientes, então confere alguns benefícios:

  • Essa semente acelera o metabolismo porque é um alimento facilmente digerido pelo corpo, você pode recorrer a ela para recuperar e manter os músculos após o treino, por exemplo;
  • É vegetariano? A quinoa é a semente ideal para você! Pra quem não come carne, pode substituir por 100g dessa semente, já que a mesma possui uma grande quantidade de ferro. Combate até a anemia!
  • Possui também fitoestrógenos, que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

E aí, vamos colocar a quinoa no cardápio da semana? Você pode consumi-la crua ou cozida também. 😉

Gergelim

Muitas pessoas conhecem o gergelim apenas como aquele elemento decorativo nos pães, né? 😛 mas hoje a gente te mostra os benefícios dessa sementinha!

Ferro, cálcio, tripfotano, fibras, cobre, magnésio, vitamina B, fósforo, proteínas… essas são só algumas coisinhas presentes no gergelim. :O

Gostou? Então espia só a quantidade de coisas boas que ele nos oferece:

  • Se você é daquelas pessoas que tá sempre reclamando quando aparece um fiozinho branco no cabelo, vai gostar desse benefício: o gergelim evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos!
  • É ótimo parar fortalecer os tendões e ossos, combatendo também dores lombares e de joelhos;
  • Ao consumir, você consegue perceber claramente uma melhoria na elasticidade da pele, pois essa semente desenvolve um forte poder antioxidante nas células.

E ah! Nossa dica é consumir a semente na forma integral (crua e com casca). 😉

 

E aí, conta pra gente, qual sementinha você mais gostou? :)